A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

inteligência emocional

“Não fique triste”, “Não pode sentir raiva, não faz bem”, “Não pode ter medo”, “Não chore”, “Engole o choro”…. Quantas vezes já ouvimos ou dissemos frases como essas? Será mesmo que isso é inteligência emocional na educação dos filhos?

Ao dizermos à criança, por exemplo, para que ela não sinta medo, estamos lhe tirando a oportunidade de aprender a lidar com as situações que lhe geram essa emoção. A Inteligência Emocional na educação dos filhos se refere à capacidade de reconhecer, nomear e expressar adequadamente os próprios sentimentos, assim como reconhecer os sentimentos dos outros. Ela desempenha um papel fundamental na educação dos filhos, permitindo que os pais cultivem uma relação saudável e empática com eles. Ao desenvolver habilidades emocionais sólidas, os pais podem ensinar aos filhos a reconhecer, compreender e expressar seus próprios sentimentos, bem como a lidar com os desafios emocionais da vida.

Quando praticamos a Educação e Parentalidade Encorajadora, estamos proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que nossos filhos expressem suas emoções de maneira saudável. Em vez de reprimir ou negar seus sentimentos, incentivamos a comunicação aberta, o diálogo e a compreensão mútua. Acreditamos que é permitido sentir! 

Ao adotar uma abordagem baseada na Inteligência Emocional na educação dos filhos, os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver habilidades valiosas, como a resiliência emocional, a empatia e a autorregulação. Isso os capacita a lidar com o estresse, a resolver conflitos de maneira construtiva e a cultivar relacionamentos saudáveis ao longo de suas vidas.

Tem outro texto aqui no blog que dou algumas orientações para os pais promoverem inteligência emocional nos filhos. Clique aqui para ler!

Algumas famílias esperam que o filho esteja sempre alegre, feliz, calmo, afinal “fazem de tudo para dar a ele do bom e do melhor”, ralam o dia todo no trabalho para poderem comprar aquele brinquedo que ele quer ou para pagar uma boa escola e oferecer uma boa formação. Já ouvi pais dizerem que a criança não tem motivos para ficar triste, pois não faz outra coisa além de brincar e estudar. 

O fato é que muitas vezes somos educados a não entrar em contato com sentimentos “negativos” e vamos aprendendo a disfarçá-los e a não confiar em nossa capacidade de sentir e pensar por nós mesmos. Passamos a acreditar que o outro, que nossos pais sabem melhor de nós do que nós mesmos e, então deixamos de acreditar naquilo que estamos experienciando. 

Se você está interessado em aprender recursos e ferramentas práticas para encorajar os pais na educação emocional de seus filhos, te convido a conhecer nossa formação em Educação e Parentalidade Encorajadora. Nesse programa, você terá a oportunidade de explorar conceitos e estratégias fundamentais para promover o desenvolvimento emocional positivo das crianças e dos adolescentes. Aprenderá a acolher e validar as emoções das crianças, a estabelecer limites saudáveis e a nutrir sua autoestima.

Não há uma fórmula mágica para educar, mas com os estudos que temos acesso hoje, é possível ter um mapa e seguir um caminho de encorajamento que promova o desenvolvimento emocional das crianças e dos adolescentes, o pode fazer uma diferença significativa na vida das famílias. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e transformação. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre nossa formação em Educação e Parentalidade Encorajadora.

Seguimos juntos encorajando pais e fortalecendo as famílias!
Com carinho,
Aline Cestaroli

Comente o que achou:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Veja Mais

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba gratuitamente conteúdos sobre a Parentalidade Encorajadora!

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou."

– Margaret Mead

Copyright © 2022 Escola da Educação e Parentalidade Encorajadora. Todos os direitos reservados.