AS 5 LINGUAGENS DE AMOR DAS CRIANÇAS

LINGUAGENS AMOR

“Uma criança mal comportada é uma criança desencorajada”

Rudolf Dreikurs

Uma criança desencorajada é aquela criança que não está se sentindo aceita, amada, pertencente. É uma criança que está com o seu “potinho de amor” vazio. 

Eu recebia muitas crianças assim no consultório! Era frequente ouvi-las dizer que não se sentiam amadas por seus pais. E, sendo o amor uma necessidade básica de todos nós seres humanos, essas crianças demonstravam que tal necessidade não estava sendo atendida através de comportamentos desafiadores.

Sabemos que a maioria dos pais amam seus filhos, porém o que muitos pais não sabem é que o amor é uma linguagem e cada criança tem uma linguagem de amor específica, por meio da qual se sente amada por seus pais.

Gary Chapman, em seu livro “As 5 linguagens do amor das crianças”, oferece algumas orientações que podem contribuir com os pais, ajudando-os a identificar a linguagem de amor dos filhos para que possam manter seus “potinhos” sempre abastecidos.

  1. Toque físico: crianças que têm essa linguagem do amor, gostam de beijos, abraços, carinho, ficar juntinho, sentar-se no colo… O toque gentil e amoroso é essencial para o desenvolvimento saudável de todos os seres humanos, mas as crianças que têm o toque físico como sua principal linguagem do amor são ainda mais beneficiadas. Fazer um cafuné no cabelo é mais poderoso do que dizer “eu te amo” com palavras.
  2. Palavras de afirmação: palavras de afeto, carinho, encorajamento, palavras positivas de orientação – tudo isso expressa para a criança o quanto você se importa com ela e a ama. Crianças que têm palavras de afirmação como sua principal linguagem do amor, se abastecem quando são encorajadas por suas conquistas. Deixar bilhetinhos com palavras de encorajamento, fazer um reconhecimento por alguma atitude positiva “Gostei de ver você organizando seus brinquedos hoje de manhã”; dizer “Eu te amo”, são algumas práticas que ajudam a abastecer o “potinho de amor” delas.
  3. Tempo de qualidade: ter um tempo de qualidade com os pais é importante para qualquer criança, mas ainda mais importante para aquelas que têm o tempo de qualidade como sua linguagem de amor principal. O tempo de qualidade é um tempo dedicado exclusivamente à criança, com contato visual, sem distrações (deixe eletrônicos de lado). Ler uma história, brincar junto, conversar sobre o dia são algumas maneiras de abastecer o “potinho de amor” dessas crianças.
  4. Presentes: muitos pais usam os presentes como uma estratégia de manipulação para conseguir o bom comportamento dos filhos. “Se você se comportar, eu te dou aquele jogo que você quer”. Essa não é uma expressão de amor legítima. A criança que tem como linguagem de amor os presentes, não se importa com o tamanho ou preço, mas sim com o amor que é expressado através do ato de presentear, por isso ele deve ser genuíno. 
  5. Atos de serviço: Gary Chapman afirma que criar filhos é uma vocação orientada para o serviço. Os atos de serviço devem ser adequados à idade da criança, para isso é fundamental que os pais não façam pelos filhos aquilo que já são capazes de fazer sozinhos. Os pais podem abastecer o “potinho de amor” dos filhos ajudando-os a aprender algo que tenham interesse, ajudando-os na tarefa da escola, fazendo a comida predileta.

Conhecer a linguagem de amor dos filhos facilita bastante o processo de educação, fortalecendo a conexão entre pais e filhos. Quando estão com seus “potinhos de amor” abastecidos, as crianças se tornam mais colaborativas, confiantes, respeitosas e emocionalmente saudáveis.

O livro “As 5 linguagens do amor das crianças” faz parte da curadoria do CUORE – nosso Clube de Leitura. Se você tem interesse em aprender mais sobre práticas encorajadoras para criar crianças e adolescentes com competências socioemocionais, CLIQUE AQUI e faça parte do nosso Clube.

Comenta aqui se você já conhecia as 5 linguagens do amor. 

Seguimos juntos encorajando pais e fortalecendo as famílias!
Com carinho,
Aline Cestaroli

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